ESCOLA DE CONTAS

CONSELHEIRO ALCIDES DUTRA DE LIMA

Workshop que ensina como analisar dados eleitorais e legislativos é oferecido no Acre em parceria do Tribunal de Contas e Legal Amazônia

Criada em 2009, a Lei da Transparência trouxe uma revolução para acesso dos cidadãos brasileiros as bases de dados de órgãos públicos de todo o país. Analisar e explorar essas informações, contudo, pode ser um pouco complicado para quem não possui conhecimento prévio. Por isso, o Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC) e o núcleo do Projeto Legal Amazônia no estado estão promovendo o workshop “Exploração dos bancos de dados eleitorais e legislativos do Acre”.

A capacitação começou nesta quarta-feira (11) e termina na terça (12) na sala de capacitação da Escola de Contas do TCE-AC e é ministrada pelos professores Bruno Marques Schaefer e Matteo Manes, ambos especialistas do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Schaefer ressalta a importância de se saber reconhecer a veracidade das informações. “Acho que é essencial que a gente tenha acesso a informações de boa qualidade, porque nem todo dado acaba se tornando informação. É só a gente ver a quantidade de informações falsas e desinformação nas redes sociais e em outros ambientes”.

Ele ainda acredita que ao compartilhar não só informações produzidas com ‘rigor científico’, mas também explicar como esses dados foram encontrados é possível fazer com que o conhecimetno chegue cada vez mais longe.

“Que mostrando como metodologicamente a gente chegou aos bancos de dados que a gente está apresentando, isso tenha um efeito multiplicador para que outras pessoas, instituições e organizações multipliquem esse processo e possamos criar informações e bancos de dados científicos”, enfatizou.

Além do TCE e do Legal Amazônia, o evento tem ainda apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Escola do Legislativo, Sistema OCB/AC, SEBRAE/AC e da Iniciativa Amazônia + 10. O treinamento reúne servidores dessas instituições.

Dados livres

Estão sendo apresentados bancos de dados desenvolvidos pelo Projeto Legal no Acre, com informações públicas sistematizadas sobre as dimensões eleitoral, legislativa e executiva (políticas públicas) no contexto do estado.

As bases são de acesso livre e foram organizadas com o objetivo de fomentar a produção de conhecimento empírico sobre política, governança e representação.

O primeiro foi dedicado à apresentação dos bancos de dados e exemplos de pesquisas executadas com base neles; Já o segundo terá uma oficina prática, em que os participantes poderão elaborar problemas de pesquisa e fazer análises com o apoio técnico dos instrutores.

Projeto Legal

Criado em 2021, o Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (Legal) funciona como uma rede interinstitucional, que engloba a colaboração de pesquisadores de universidades públicas, buscando produzir e transferir conhecimento sobre processos eleitorais, políticos e de elaboração de políticas públicas com base nas instituições democráticas.

Vinculado à ciência política e campos correlatos, está focado na produção acadêmico-científica, visando à qualificação metodológica, à produção de análises e indicadores políticos, econômicos e sociais sobre os Estados da Amazônia Legal do Brasil.

De acordo com Luci Teston, que coordena o projeto no Acre o principal objetivo do laboratório é produzir conhecimento sobre a realidade política dos estados da Amazônia Legal, por meio de análises e geração de dados quantitativos e pesquisas qualitativas, além de capacitar estudantes através de treinamentos

“O Projeto Legal no Acre tem como missão ampliar o acesso a informações públicas organizadas, contribuindo para pesquisas, diagnósticos e decisões políticas mais fundamentadas. Ao capacitar as pessoas para utilizar essas bases de dados, estamos fortalecendo a democracia e estimulando uma atuação cidadã mais qualificada”, afirmou.

Texto: Yuri Marcel
Foto: Yuri Marcel e Marcos Jorge Dias

plugins premium WordPress
Rolar para cima
Pular para o conteúdo