
“Um encontro há muito esperado.” Foi assim que a conselheira Naluh Gouveia, diretora da Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra de Lima, do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), definiu o evento que reuniu, nesta quinta-feira, 10, as escolas do servidor dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), em Rio Branco.
Durante o encontro houve ainda a assinatura de um termo de cooperação entre todas as escolas do servidor do Acre, cujo objetivo é a implementação de ações em conjunto, oficializando o intercâmbio de ações entre as instituições.
As escolas do serviço público são braços institucionais dos poderes com a função de capacitar e atualizar servidores e gestores. O resultado deste trabalho é mais eficiência e transparência nos serviços prestados à sociedade.
“O papel pedagógico da Escola de Contas não está previsto na Constituição, mas ele está determinado na atuação das escolas de contas que propõe a ampliação e efetividade com mais ênfase na orientação e menos sanção. O que a EsCon propõe não é o tribunal punitivo, mas orientativo”, explicou a diretora técnica da EsCon, Cristiane Amaral.
Cristiane ministrou uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pela Escola de Contas do TCE-AC e pontuou que só em 2024, os 22 municípios acreanos foram alcançados com cursos e capacitações, o que resultou em mais de 2,1 mil servidores públicos certificados.
Encontro

O encontro foi organizado pela Secretaria de Administração do Acre (Sead). Além das escolas de serviço público do estado, a presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Betânia Lemos, também esteve presente.
“Para a população não importa se quem prestou o serviço foi o poder Executivo, se foi o Legislativo. O que importa é que o servidor e a servidora pública é a cara do Estado. Tudo é Estado para as pessoas e todo mundo tem que trabalhar corretamente, tem que trabalhar de forma humanizada, pensando nesse cidadão”, salientou a presidente.
O posicionamento foi compartilhado pela conselheira Naluh.
“Nós, servidores públicos, temos um foco que é não só melhorar o serviço público, mas fazer com que as políticas públicas realmente sejam eficazes e cheguem a quem realmente precisa”, concluiu.






